sexta-feira, 27 de março de 2009

Oh meu Deus...onde é que isto vai parar?

Bom e pensava a formiga que não viria mais hoje...mas aqui estou. O assunto é: O que fazem os emigrantes ? Trabalham, estudam ou ocupam-se de outras coisas que tapam com as duas anteriores?...bom estas questões tem fundamento. A formiga hoje teve de ir ao Sr Doutor, e como sempre teve de estar uma hora e meia a espera, ora na sala de espera ouvem-se sempre conversas muito engraçadas e que até nos fazem sorrir mentalmente, mas a conversa que eu ouvi hoje deixou-me mais apreensiva do que propriamente alegre. Estava eu quietinha na sala de espera quando entram três moças não portuguesas com os seus 16 anos não mais, pois que fazem a ficha e enquanto esperam que sejam atendidas, pergunta uma para outra " quantas negativa você acha que vai ter?" (atenção que estou a tentar dar a entoação e o sotaque, mas por aqui é complicado, portanto leiam com sotaque mental) e a outra responde " não sei" ( ora aqui eu estou a pensar, mas como é que ela não sabe quantas negativas vai ter? ela não vai a escola?) e chega a vez da que fez a pergunta responder " eu vou ter 3, mas em Junho vou fazer tudo em exames, vou ter de pagar não sei quanto, mas vou fazer" até aqui tudo muito bem tem três negativas, mas pelo menos está confiante que vai fazer as disciplinas em recurso...Eis que a parte pior vem agora...Entretanto elas começam a falar de uma outra jovem, que ao que me apercebi não estuda na mesma escola, e em 14 disciplinas tem...tchan tchan tchan tchan....11 negativas...e aqui pensei " então mas ela anda a fazer o quê na escola?" mas elas continuam a conversa despreocupadas da vida como se não existisse mais ninguém no centro de saúde e diz uma " o pai dela nem sabe que ela tem essas negativas todas, de qualquer forma ela é maior de idade é ela seu encarregado de educação, só não sei como é que ela vai arranjar dinheiro para pagar os exames" e diz a outra " o pai dela da-lhe 20 euros por semana, portanto não é problema, e além disso ela vende droga, tem sempre onde ir buscar o dinheiro" e aqui meus amigos, caiu-me tudo...se já estava perplexa de ouvir tamanho desinteresse da escola, mais perplexa fiquei com isto, mas sempre quietinha na minha cadeira sem me manifestar. Então é este o futuro deste país? Andamos nós a acolhe-los tão bem, a darmos-lhes trabalho, s integra-los na sociedade para isto? Então não bastava os que tínhamos? Eu sei que pode parecer preconceito, mas não é...acreditem que não é...porque conheço muitos emigrantes e dou-me bem com eles, mas são pessoas d trabalho, pessoas que lutam...

Sem comentários: