segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Compensações

Já aqui tinha dito que muitas vezes me apetece desistir. Deitar tudo ao ar e ter uma vida mais sossegada, ter mais tempo para o M. ou até para ficar a ler um livro. No sábado, foi quase isso que aconteceu. A dor de dentes e a impaciência que se apoderou de mim, juntamente com os gritos e a indisciplina que teimavam e mostrar-me após os meus vários avisos, quase deixaram que saísse porta fora e os deixasse ali, a fazer o que quisessem, mesmo com uma grande actividade por preparar. Não o fiz, porque os compromissos são para honrar, porque a minha palavra não volta atrás e porque havia um objectivo a cumprir.
Ontem o objectivo foi cumprido e compensou todas as fases más, todas as desistências que entretanto existiram, todos os abandonos mesmo quando a promessa era ajudar. Em competição com 49 equipas, consegui ter as minhas colocadas entre as dez primeiras, tendo uma o prazer de arrecadar o 3º lugar, um 3º lugar saboroso, que me volta a lembrar o quanto é bom ouvir o nosso reconhecimento, que me fez chorar de alegria, que fez dar pulos de contentamento todos os elementos do meu agrupamento, mesmo aqueles que não ganharam nada.
Não pensem que o escutismo só é bom quando se ganha alguma coisa, não é nada disso e quem assim o pensar está completamente enganado. Mas que sabe bem o reconhecimento no meio de mil e quinhentas pessoas, desde chefes, a miúdos e até aos pais, lá isso sabe. E ontem recebi tantos parabéns, como quando faço anos, e sim... ainda estou com um sorriso estúpido na cara. Mas é bom, muito bom!!!