quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Regras para uma boa convivência num prédio, ou aquilo que os meus vizinhos deviam saber (e respeitar) e não sabem

Toda a gente sabe, ou pelo menos toda a gente com dois dedinhos de testa, que quando se vive num prédio toda a nossa liberdade está condicionada. Não é preciso nascer, crescer e morrer num apartamento para saber isso. Eu nasci e cresci numa casa e, agora que moro num apartamento, só tenho é que respeitar os meus vizinhos. No entanto, os meus vizinhos não pensam assim. Ora então decidi, de toda a boa vontade, fazer uma legislação de condomínio, que os meus amores se se sentirem abusados nas vossas casas poderão usar também. A saber:

Artigo 1º
Respeitar o horário do silencio. Se esse horário é das 22H as 8H, então nada de andar com carros de crianças, daqueles que deslizam, as 6.30H da manha. Também não é fixe estarem a escarrar de cinco em cinco minutos desde essa hora. Ahh, e também não nos interessa saber se vão dar comida ao vosso pequeno rebento ou se ele fez mais uma das suas gracinhas. Tudo isto aplica-se também aos domingos, e principalmente se for dia de visita dos avós. Não quero ouvi-los como se estivessem na minha sala. Compreendido?

Artigo 2º
Não por maquinas a lavar roupa durante a noite. E quando digo noite, refiro-me a 1H da manhã. Tudo bem que aquela coisa do bi-horário e mais não sei o quê da EDP faz com que a luz seja mais barata a noite, mas toda a gente gosta de dormir descansada e em paz. Solução: Não por a maquina a lavar tão tarde. Isso ou comprar uma maquina mais silenciosa.

Artigo 3º
Não fumar nas escadas e muito menos deixar as beatas e cinzas no chão, principalmente quando existe um aviso bem grande a entrada de "PROIBIDO FUMAR". O espaço é de todos e quem não fuma não tem de levar com os vossos (maus) hábitos. Isto aplica-se também as janelas, principalmente se houver roupa estendida no vizinho de baixo.

Artigo 4º
Não espreitar os vizinhos cada vez que eles saem. Cada um tem a sua vida e ninguém tem nada a ver com isso.

Artigo 5º
Cumprir tudo o que é decidido em reunião de condomínio. É para isso mesmo que elas servem. Queixar e chegar a um acordo quanto ao bem comum.

Artigo 6º
Não estender roupa que tape a janela do vizinho. Arriscam-se a, após vários avisos, ficarem com uma colcha nova aos retalhos. Diz que o patchwork está muito na moda.

Artigo 7º
Estacionar os carros, pelo menos, com largura suficiente para conseguirem sair sem atirarem com a vossa porta contra os carros dos outros. Principalmente se os outros forem brancos.

E pronto. Por enquanto é só. Se entretanto me lembrar de alguma coisa, ou os meus amores acharem que falta alguma coisa, sairá novo decreto lei.

A presidente

3 comentários:

Indecisa disse...

eh lá! Que vizinhos! :s
ninguém merece!!!

beijinhos***

Quel* disse...

Eu ajudo:
Artigo 8º: Não andar a correr e a gritar pelas escadas às 4 da manhã.
Artigo 9º: Ter em consideração que os vizinhos não têm que ouvir as vossas discussões. Não é de todo agradável ouvir coisas do género: "És uma p*** de m****, qualquer mato-te c******"

E mais uns quantos artigos que de momento não me vêm à ideia. Realmente há pessoas que não sabem o que é viver em "comunidade"
Moro numa vivenda, só em Coimbra é que moro num apartamento e detesto. Tenho a certeza absoluta que um dia, quando fizer a minha vida não vou comprar nenhum apartamento. Vivendas, sempre.

Choque disse...

Deixa lá, todos os prédios têm o seu "quê" de insanidade mental.
Eu tenho um vizinho que acha que o prédio lhe pertence, estaciona o carro na rampa de acesso à garagem comum, faz obras no prédio sem dar cavaco a ninguém, montou uma queijaria na garagem dele... por aí coisas muito normais.
Beijinhos