terça-feira, 7 de setembro de 2010

Setembro...

Setembro é o mês dos inícios. É o inicio das escolas, é o inicio das actividades desportivas ou apenas de divertimento, é o inicio das vindimas, acaba-se a praia (para a maioria das pessoas) enfim...Setembro marca o inicio da rotina que deixamos para trás entre Julho e Agosto. Basicamente é o mês que quase ninguém gosta, a não ser pelas festas de rentrée. Eu não sou excepção. Não acho muita piada ao mês de Setembro, principalmente por ser o mês das vindimas, porque há quase sempre um parente que tem vinhas e que indirectamente lá nos diz que precisa de ajuda, a qual não podemos negar de modo algum. Ora eu neste aspecto sempre fui "escravizada" pela minha família, os meus dois avôs, como bons agricultores que são, lá tinham as suas vinhas (enormes diga-se) com uvas que não acabavam mais e onde os fins de semana do mês de Setembro eram todos ocupados com este trabalho. Lá ia eu de balde (da praia) em punho roubar cachos de uvas dos cestos mais próximos e exibir o meu balde cheio aos meus avôs para que eles não se esquecessem no fim de pagar o que me pertencia. Cinquenta escudos o balde (da praia)!! Mais tarde comecei a ir nas ferias com o meu avô para as vinhas para quem ele trabalhava, contrariada é verdade, mas ia. O dinheirinho ao fim das três semanas sabia-me muito melhor que as mãos sujas e peganhentas, a roupa com pó e o cabelo desgrenhado.
A verdade é que há quem pague para andar um dia de balde na mão, tesoura na outra e cortar meia dúzia de cachos. Porque acham que a vindima é uma festa. em que as pessoas cantam e dançam a volta das cepas (videiras para os mais chiques) e porque não ficam com as mãos todas peganhentas com formigas a picarem e principalmente porque nunca mais voltam a repetir a experiência.
No fundo eu até gosto da vindima, mas só da parte em que se juntam todos para almoçar e da parte em que se lavam os cestos, mas principalmente da parte em que pergunto se é para continuar e me dizem que já está tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também não simpatizo com este mês. Fico melancólica, expectante.

Mary Jane disse...

Adorei o fim deste post, mas no geral tem um sentimento caseirinho que adoro :) O teu Setembro é especial!

Olhos Dourados disse...

Nunca fiz vindima, aqui não há muito disso.