sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Casamentos e Divorcios

Uma amiga minha vai casar este ano. Com pouco mais de um ano de namoro achou que devia dar este passo, mesmo depois de sair de uma relação de quase sete anos, em que nem andavam nem desandavam. Segundo ela tinham estagnado e era hora de dar o passo em frente, ele não quis...ela apaixonou-se pelo futuro marido. Este fisicamente muito semelhante ao ex também procurava a estabilidade. Agora, mais novos que eu já têm casa e em Maio lá estarão a dizer o sim e jurar tudo e tudo e eu lá estarei para acompanhar mais este passo na sua vida. Um dia também eu darei esse passo, mas só quando estiver mesmo certa de que é isto que quero fazer, tal como a minha amiga. Não imagino ficar com uma pessoa só porque a festa é grande e é uma boa ocasião para juntar a família toda, mesmo aqueles tios que já não vemos há anos e anos. Mas há gente que pensa assim. Faz-me confusão confesso. Para quê casar e ter filhos se não nos entendemos com a pessoa?? Para quê dar a imagem de casal perfeito se entre as quatro paredes lá de casa só não andam ao estalo por consideração aos rebentos??? Não percebo... Quando não se tem certezas das coisas, o melhor é para e pensar... No outro dia em conversa com uma conhecida fiquei a saber que se tinha separado recentemente e perguntei-lhe o porquê, disse-me ela que "nunca nos demos bem...e chegamos a conclusão que era o melhor que havia a fazer". Eu fiquei pasma, apeteceu-me dizer que "se nunca se deram bem, então porque é que casaram??? Só porque eram do mesmo meio social??" É que para a minha cabecinha é confuso compreender como é que ao fim de 10 anos de casamento (já não falando no tempo de namoro) com filhos incluídos é que percebem que afinal nunca se deram bem!
Eu compreendo os divorcios, quando deixamos e gostar de estar com aquela pessoa, quando há motivos fortes para esse passo, quando sabemos que já não há nada a fazer e que não estamos a viver o que sonhamos e se não estavam a dar-se bem compreendo que tenha sido a melhor opção. O que me faz "especie" é só terem percebido que nunca se tinham dado bem dez anos depois...
É nestas alturas que penso "caracinhas, há pessoas que não sabem mesmo o que é o amor"

2 comentários:

Olhos Dourados disse...

Pois, convém uma pessoa ter a certeza na altura que se vai casar.

Marisa disse...

Para fazer vida a dois nao acho que seja necessário casar. Eu casei só quando tive a certeza do que ia fazer e dispensei grandes festas.